terça-feira, 25 de setembro de 2012

Como Chegar no evento ?

  


Parte: 03 Resumos Das Falas Da 1ª Mesa Redonda


AS MISSÕES JESUÍTICAS E FAZENDAS NO ENTORNO DE BELÉM: AS MISSÕES DE MORTIGURA E SUMAÚMA

Frederik Luizi Andrade de Matos (mestrando PPHIST/UFPA)

            O trabalho catequético na região amazônica durante os séculos XVII e XVIII foi conduzido pelos missionários de diversas ordens religiosas: franciscanos (divididos em suas três Províncias: Santo Antonio, Piedade e Conceição), mercedários, carmelitas e jesuítas, se empenharam na tarefa de expandir a fé católica e o reino português nos chamados “sertões” amazônicos. Mas entre todas as ordens, os jesuítas se destacaram nesse trabalho missionário, tanto pela sua organização para atuarem nas diversas aldeias administradas por seus padres, como também para a definição de uma chamada política indigenista para o Estado do Maranhão e Grão-Pará.

Passaram pelo Maranhão durante o período em que os jesuítas permaneceram na região, uma grande quantidade de padres que marcaram seus nomes na história da Amazônia – seja a partir de seus feitos; seus escritos, cartas e crônicas; ou pela sua atuação no tocante a questão indígena, principalmente com relação ao acesso a essa mão-de-obra buscada pelos colonos – entre eles destacam-se os padres Luis Figueira, Antonio Vieira, João Felipe Bettendorff e João Daniel. Esses homens contribuíram para a formatação do trabalho missionário jesuítico na Amazônia, porém, tanto estes como os outros inacianos sofreram com as críticas e acusações formuladas pelos colonos.

Buscaremos neste presente trabalho então situarmos neste contexto de conformação da Companhia de Jesus no Maranhão mostrar como se deu a instalação de duas aldeias jesuíticas próximas a Belém, Mortigura e Sumaúma, durante o século XVII, que depois foram transformadas em vilas com os nomes de Barcarena e Abaetetuba. Tentaremos demonstrar como era o cotidiano desses lugares, a partir de relatos de um dos mais famosos cronistas jesuítas, a crônica do padre João Felipe Bettendorff, que durante algum tempo trabalhou como missionário na aldeia de Mortigura, e também da documentação produzida nesse período, principalmente no que se referia ao trato e convívio com o indígena.

A partir do exemplo dessas aldeias podemos avaliar a produção de um patrimônio material vinculado aos inacianos, principalmente no que se referiam a residências dos padres, as igrejas, ornamentos religiosos, e principalmente fazendas com produção de uma agricultura sustentável, organizada pelos padres. Esse patrimônio também se vinculava ao Colégio de Santo Alexandre em Belém, já que durante algum tempo a aldeia de Mortigura esteve ligada diretamente ao Colégio. Cabe destacar como os missionários administravam suas fazendas, e o modo de produção desenvolvido nessas localidades, gerando uma produção agrícola e lucros, acarretando críticas por parte dos colonos e autoridades régias por conta desse possível comércio e lucro efetuado pelos religiosos, durante os anos em que os inacianos atuaram no Estado do Maranhão e Grão-Pará.

Parte: 02 Resumos Das Falas Da 1ª Mesa Redonda


AS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA COMPANHIA DE JESUS NA AMAZÔNIA COLONIAL PORTUGUESA

Raimundo Moreira das Neves Neto (doutorando PPHIST/UFPA)

Durante a época moderna, a Companhia de Jesus sempre teve em mente a ideia de que ela não poderia se tornar dependente das verbas do padroado régio para financiar as suas missões, como a Missão do Maranhão e Grão Pará. Assim, ela não tardou a conquistar um vasto patrimônio fundiário por diversas vias, tais quais: compras diretas, trocas, arrematações e pedidos de sesmarias. De tal feita, suas fazendas geravam um considerável lucro a partir de atividades de criação de animais, cultivo de diversos gêneros (café, cana de açúcar etc.), expedições às drogas do sertão (cravo, cacau, salsa etc.) e produção de canoas. A produção e comércio de tais gêneros ainda eram favorecidos por um conjunto de benefícios que o monarca português concedia aos padres, como a isenção de impostos alfandegários de tudo o que eles comercializassem. Por outro turno, para além dos benefícios reais, a própria Companhia de Jesus não se furtava a agraciar com cartas de irmandade aos colonos de certa proeminência financeira, o que é significativo quando percebemos que esses mesmos moradores legavam as suas propriedades aos colégios jesuíticos.

A gerência dos rendimentos das propriedades jesuíticas não representava matéria embaraçosa aos padres, pois a administração/contabilidade inaciana contava com um alto grau de aperfeiçoamento, fazendo frente até mesmo a administração da fazenda real. Nesse sentido, merece destaque as figuras dos padres reitores e procuradores. Ambos trabalhavam intensamente na conquista/maximização de bens e na resolução de pleitos que envolviam o patrimônio material jesuítico. Pedidos de sesmarias às autoridades, recebimento de doações por parte de devotos, solicitação de côngrua (ou aumento da mesma), compra de terras, representação às diversas instâncias quando de litígios que envolvessem uma dada propriedade ou um dado privilégio e, é claro, a administração das fazendas: eis alguns trabalhos que, no Estado Maranhão e Grão Pará, eram exercidos por reitores e procuradores.  Toda essa estrutura administrativa era centralizada na figura dos colégios inacianos.

Sabidamente, somente os colégios e casas de formação da Companhia de Jesus possuíam bens próprios (como fazendas e imóveis urbanos) dos quais se sustentavam. Tal especificidade dos colégios e casas de formação em deter o patrimônio material da Ordem foi uma determinação do próprio Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia, a partir das Constituições Jesuíticas, com o intuito de manter a pobreza dos religiosos. Em outras palavras, quem possuía os bens materiais da Ordem não eram os padres, mas sim os colégios jesuíticos. Como podemos perceber, o colégio jesuítico não tinha uma função meramente educacional, mas, sobretudo, de centro gerenciador de todo o patrimônio material da Ordem, pois todas as fazendas e demais propriedades que a Companhia de Jesus conquistasse estavam atreladas a ele. Singular, nesse sentido, é a própria arquitetura de tais prédios.

As construções jesuíticas seguiam o mesmo estilo aplicado na ereção de conventos e mosteiros – disposição em quadra ou retângulo – de modo a formar um ou mais pátios interiores. O pátio teria como objetivo o descanso/reflexão dos religiosos, daí eles serem rodeados de galerias que permitiam a sombra. Os pátios jesuíticos, todavia, não possuíam galerias, e faziam fronteira diretamente com os muros da construção (igreja ou colégio), permitindo uma maior iluminação solar. Tal especificidade do pátio jesuítico estava intimamente ligada à sua função dentro do colégio: circulação ou meio termo entre reclusão e a vida ativa da Companhia. Nesse sentido, junto ao pátio do Colégio de Santo Alexandre (Belém do Pará), eram erigidas construções menores para recolher os muitos gêneros que vinham das missões do interior do Pará, como as drogas do sertão. O pátio do colégio, portanto, servia de armazém para tais produtos que eram enviados para outras partes da América Portuguesa, como o Estado do Brasil, e até mesmo para o Reino. 

Parte: 01 Resumos Das Falas Da 1ª Mesa Redonda


ALDEAMENTOS E COLÉGIOS: IMPLANTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA COMPANHIA DE JESUS NA AMAZÔNIA PORTUGUESA (SÉCULO XVII)

Karl Heinz Arenz, UFPA

Durante todo o século XVII, a Amazônia portuguesa constituiu uma fronteira enquanto “espaço granular, descontínuo, sem estruturas fixas, permeado por vãos”. A viabilidade da possessão lusa na bacia amazônica dependeu da rápida integração dos povos indígenas ao projeto colonial, que prescrevia a catequização dos mesmos. No intuito de colaborar nesta tarefa, os jesuítas tentaram diversas vezes (1607, 1615, 1622, 1639, 1653) fixar-se no então Estado do Maranhão e Grão-Pará.

A sua implantação, que revelou ser um processo longo e complexo, foi impregnada pelas ideias e as ações de três personagens: Luís Figueira (1574-1643), António Vieira (1608-1697) – ambos de origem portuguesa – e o luxemburguês João Felipe Bettendorff (1625-1698). Cada um destes padres contribuiu a (re)fundar e consolidar a missão da Companhia de Jesus num contexto marcado por crises socioeconômicas e incertezas político-jurídicas. Luís Figueira foi o primeiro a apontar o grande potencial da região amazônica, tanto em vista da conversão promissora do grande contingente de povos indígenas quanto em razão da exploração das riquezas naturais, tornando-se o fundador oficial da Missão em 1639; Antônio Vieira retomou, depois da morte trágica de Figueira (1643), o projeto missionário, obtendo, em 1655, a tutela exclusiva dos inacianos sobre os índios e expandindo a rede de aldeamentos; João Felipe Bettendorff consolidou a Missão após o levante dos colonos e a expulsão de Vieira (1661), buscando um compromisso viável para moradores e religiosos.

Os aldeamentos ocuparam um lugar primordial no projeto jesuítico. Destinados a fomentar a conversão dos índios ao cristianismo, estes estabelecimentos catequéticos revelaram ser, desde a sua introdução nos primórdios da colonização, núcleos habitacionais de grande importância estratégica, demográfica e econômica. De fato, as missões forneceram uma mão de obra servil – durante décadas a única disponível – cujos conhecimentos das florestas e várzeas eram imprescindíveis para a coleta das drogas do sertão e a implementação de uma agricultura extensiva. Por isso, grande parte da legislação colonial concernente ao Estado do Maranhão e Graõ-Pará tratou do status jurídico e das condições de trabalho das populações aldeadas sob o controle vigilante dos missionários.

Os inacianos provaram ser muito zelosos em seus intentos de negociar, em diversas ocasiões (1655, 1680 e 1686), um enquadramento legal para as missões que impedisse qualquer interferência direta por parte das autoridades e dos colonos. A expressiva autonomia contribuiu a engendrar, no seio dos aldeamentos, um complexo sistema de relações interculturais entre índios e missionários que instaurou um “jogo de comunicação” de dimensão convergente. Ambos os agentes sociais foram forçados a (re-)significar certos padrões de vida – tanto os seus como os dos outros –, estabelecendo códigos culturais compartilhados.

De fato, a historiografia referente às missões partiu durante muito tempo e de forma quase exclusiva do binário antagônico “vencedores-vencidos”, julgando, de um a lado, os missionários ou como impostores coloniais ou heróis civilizadores, e, de outro lado, relegando os índios a um papel ou de vítimas passivas ou de resistentes combativos. Na realidade, o quotidiano nestas aldeias catequéticas – lugar de intenso convívio social devido a uma crescente convergência ritual-simbólica – propiciou o surgimento de um modo de vida compartilhado entre missionários e índios, além dos dogmas e regulamentos oficialmente estabelecidos. Assim, a organização clânica, a produção e a propriedade comunitárias, o saber terapêutico, certas danças rituais e a “língua geral” – o nheengatu – tornaram-se elementos culturais típicos no interior das missões inacianas; presentes, aliás, até hoje no modo de viver dos ribeirinhos ou caboclos da Amazônia. Os religiosos favoreceram assim, já no século XVII, uma homogeneização cultural de matriz indígena para lidar melhor com a multiplicidade das culturas ameríndias.

Como no Estado do Brasil – mais ao sul –, os padres basearam-se na macrocultura tupi, embora muitos povos indígenas da Amazônia não pertencessem a este universo étnico-linguístico. Foram os Tupinambás, estabelecidos ao longo o litoral atlântico entre o Pará e o Maranhão, que serviram de referência cultural para os missionários. Os dois colégios da Missão do Maranhão, em São Luís e Belém, tiveram, ao longo do século XVII, um papel fundamental enquanto centros de administração, reflexão, oração, formação, repouso, abastecimento e comércio. Assim, a rede dos aldeamentos foi diretamente gerenciada a partir destas casas centrais que marcam até hoje a silueta do centro histórico das duas cidades.

Convite


Projeto de Extensão
“A Herança Jesuítica Revisitada: as múltiplas faces do patrimônio histórico como instrumentalização pedagógica e exercício de cidadania”

CONVIDA

Como parte dos preparativos para a comemoração da efeméride dos 400 anos da Cidade de Belém do Pará, a equipe do projeto de extensão A Herança Jesuítica Revisitada convida a comunidade acadêmica para participar da primeira mesa redonda intitulada “A presença jesuítica na Amazônia: projeto missionário e base econômica”, que ocorrerá no Centro de Memória da Amazônia, dia 27 de setembro, das 9:00 às 11:30 horas. A mesa será composta pelos palestrantes Karl Arenz (FAHIS, UFPA), Raimundo Neves Neto (doutorando PPHIST-UFPA) e Frederik Matos (mestrando PPHIST-UFPA).

Será emitido certificado de três horas aos  participantes da mesa redonda.